Fundos de Investimentos

Fundo de Investimento é um tipo de aplicação financeira que reúne uma comunhão de recursos de um grupo de investidores, constituído sob a forma de condomínio, ou seja, cada cotista é proprietário da parcela correspondente ao capital aplicado. Trata-se de uma estrutura formal de investimento coletivo, em que diversos investidores reúnem seus recursos para investir de forma conjunta no mercado financeiro.

O funcionamento dos fundos obedece a normas da CVM e a um regulamento próprio, principal documento do fundo, em que são estabelecidas as regras relativas a administração do fundo, à política de investimento, aos tipos de ativo negociados, aos riscos envolvidos nas operações, às taxas de administração e outras despesas do fundo, bem como ao seu regime de tributação e outras informações relevantes.

Ao comprar cotas de um fundo o investidor deve concordar com o regulamento do mesmo, passa a pagar taxa de administração e/ou performance, delega a responsabilidade de gestão do recurso e deve respeitar os prazo de cotização e resgate dos recursos. Esta alternativa de investimento apresenta diversas vantagens, em relação a investir individualmente.



Vantagens


Diversificação: comprando a cota de um fundo o investidor tem acesso a diferentes produtos financeiros de forma indireta, com isso possibilita grande diversificação a um valor aplicado relativamente pequeno.

Mitigação de risco: relacionado com a diversificação, temos a mitigação dos riscos específicos, não-sistemático, de cada ativo ou setor que o investidor pode incorrer devido a concentração.

Gestão especializada: o investidor delega a responsabilidade de tomada de decisão de investimento a um gestor que dispõe de experiência, dedicação exclusiva e melhores ferramentas para auxilia-lo na tomada de decisão.

Liquidez: no regulamento do fundo está registrado o prazo para resgate das cotas, normalmente inferior aos prazos exigidos por muitos ativos financeiros comprados diretamente com o emissor.

Praticidade: como tem-se a figura do gestor para a tomada de decisão o investidor não precisa demandar tempo para estudar quais ativos comprar ou acompanhar a liquidez da carteira, por exemplo.

Redução dos custos de corretagem: os custos de corretagem são divididos por todos os cotistas e os volumes transacionados são grandes, diminuindo a importância relativa do custo de corretagem.

Redução tributária da realocação de ativos: o gestor do fundo tem a possibilidade de realizar a mudança, ou realização, de ativos dentro do fundo sem incorrer em pagamentos de imposto de renda, pois, o imposto somente é apurado quando ocorre o resgate pelo cotista.



Principais Profissionais envolvidos:


Administrador: responsável pelas ações administrativas do fundo, como: constituição, redigir o regulamento, prestar informações a CVM, realizar a contabilidade, administrar o fluxo de recursos, pagar as despesas e custos operacionais.

Gestor: equipe destinada a tomar as decisões de investimento, traçar estratégias e controlar a liquidez, segundo os objetivos e política de investimentos registradas no regulamento do fundo.

Custodiante: responsável pelo registro, liquidação e exercícios dos direitos e obrigações dos ativos que compõem a carteira do fundo.



Classificação dos Fundos de Investimentos


A instrução CVM 555/2017 divide os fundos de investimento em quatro diferentes classes de acordo com sua política de investimentos, portanto informação fundamental para a tomada de decisão de investimento.

Além da classificação geral, os fundos podem acrescentar sufixos ao seu nome, que funcionam como uma espécie de subclassificação, exemplo: curto prazo, longo prazo, simples, referenciado, dívida externa, crédito privado, entre outros.

Conheça as quatro classes de fundos de investimento regulamentados pela CVM 555:


Existem muitos outros tipos de fundos, porém, possuem regras específicas. São os chamados fundos de investimento estruturados, que devem cumprir as Instruções CVM 356, 398, 444, 472, 578, 579 entre outras, de acordo com o tipo de fundo. Os principais fundos estruturados são:



Funcionalidades da plataforma Simulador de Carteiras na análise de fundos de investimentos

Possibilita a investigação da rentabilidade histórica dos fundos de investimentos de forma gráfica e também apresenta informações estatísticas de rentabilidade relativa e risco-retorno.

Faça a busca pelo nome ou CNPJ do fundo que gostaria de analisar, inclua o montante a ser aplicado e adicione o fundo a análise, como exemplificado na figura 1.

Figura 1 – Exemplo rentabilidade histórica

Rentabilidade Histórica - Fundos de Investimento

A plataforma possibilita também a mudança do período de análise do estudo entre 1,2,3 anos ou personalizado.

Outra funcionalidade é a comparação de rentabilidade entre fundos com estratégias de investimentos similares, por exemplo: gostaríamos de verificar como se comportaram as rentabilidades dos fundos multimercado macro de duas gestoras: Bahia AM Maraú e Adam Macro.

Figura 2 – Comparação fundo multimercado macro

Comparação de Fundos de Investimento Multimercado Macro

Como pode ser observado na figura 2, o fundo da gestora Bahia teve rentabilidade superior e fechou acima do CDI em comparação com o fundo macro da gestora Adam no período de 1 ano e também observa-se risco, através de medida de volatilidade, também inferior para o fundo da gestora Bahia.

Na parte inferior da análise o sistema apresenta algumas métricas relativas a carteira completa, como evolução patrimonial e risco retorno do portfólio, como pode ser observado na figura 3.

Figura 3 - Evolução patrimonial e risco retorno da carteira

Evolução Patrimonial e risco retorno da carteira de investimento de Fundos de Investimentos

Por fim, é possível observar as características individuais de cada fundo, basta clicar sobre o mesmo na lista de análise, apresentada na figura 4.

Figura 4 – Informações individuais

Tabela de Informações Individuais de cada Fundo de Investimento na simulação

Utilizando-se deste recurso será possível observar: evolução patrimonial, número de cotistas, rentabilidade mensal e o mais interessante, os ativos que compõem a carteira de investimentos do fundo, como na figura 5. Informações estas cruciais para a tomada de decisão por parte do investidor.

Figura 5 – Composição da carteira do fundo

Composição da Carteira do Fundo de Investimento Bahia Am Maraú

Você também pode consultar nossa página de Top 100 Fundos do mês (clique aqui) ou consultar todos fundos de investimento registrados na CVM (clique aqui).

Obrigado pela leitura!

*Ao utilizar a plataforma simuladordecarteiras.com.br você automaticamente concorda com os termos de uso e política de privacidade.

TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

1 - A Back End TI, por si e por meio da plataforma “simuladordecarteiras.com.br”, não presta qualquer serviço de administração, consultoria, análise, intermediação ou assessoria em investimentos e valores mobiliários, sendo que, desde já, você concorda, entende e aceita que o programa e seus recursos não caracterizam a prestação de quaisquer um destes serviços, bem como não consiste em nenhum serviço regulamentado pela comissão de valores mobiliários, banco central ou qualquer outro órgão ou autoridade.
2 - A utilização da plataforma é destinada meramente para fins de informação ao usuário, não devendo ser interpretada, em hipótese alguma, como recomendação de investimento ou qualquer espécie de assessoria. A utilização da plataforma não substitui ou representa qualquer espécie de consultoria ou assessoria.
3 – Os dados apresentados são retirados de diversas fontes e não é realizado nenhum tratamento ou verificação quanto a veracidade das informações por parte da Back End TI, logo, a empresa não se responsabiliza por eventuais falhas na apresentação de informações ou uso inadequado das mesmas. É de responsabilidade do usuário a validação das informações por meio de fontes oficiais antes de tomar qualquer decisão de investimento.
4 - Informações e dados que você venha a inserir no programa para fins de sua utilização, tais como valores, números, datas e outras informações, observado que tais informações não serão, em nenhuma hipótese, objeto de sigilo, confidencialidade ou qualquer outra espécie de proteção ou obrigação de não divulgação.
5 - Ao aceitar os termos e esta política, você declara e garante que não inserirá ou fornecerá à Back End TI ou a plataforma qualquer informação protegida por sigilo fiscal, bancário, ou qualquer outra espécie de sigilo determinado por lei ou pela regulamentação em vigor, de modo que a Back End TI e a plataforma não terão qualquer vedação ou proibição de compartilhar tais informações com terceiros.