Simulador de Carteiras: Funcionalidades

O Simulador de Carteiras é um simulador de investimentos que possibilita ao usuário simular uma carteira de investimentos contendo os principais produtos financeiros existentes no Brasil em um único lugar. São eles: fundos de investimento, ações, tesouro direto, fundos de investimentos imobiliário – FII, debêntures, renda fixa bancária e títulos públicos no mercado secundário.

Para realizar a inserção dos ativos na simulação, basta selecionar o tipo do ativo na barra de seleção e buscar utilizando-se de palavras chave ou CNPJ que identifiquem o produto, na sequência insira o valor a ser aplicado no respectivo ativo e adicione a análise. Como apresentando na figura 1.

Figura 1 – Inserir ativo na análise

Inserir ativo na análise

A cada ativo adicionado o sistema atualiza automaticamente o estudo e gera um gráfico comparativo da rentabilidade histórica de cada ativo individualmente para o prazo selecionado no simulador. Ilustrativamente apresentamos o gráfico contendo o mundo multimercado macro da gestora Bahia e da ação da Petrobras (PETR4) na figura 2.

Figura 2 – Gráfico de rentabilidade histórica

Gráfico de rentabilidade histórica

Na sequência do estudo, o Simulador de Carteiras apresenta todos os ativos que foram inseridos na análise com seus respectivos valores financeiros, como na figura 3. Neste mesmo quadro, o simulador apresenta a rentabilidade absoluta, rentabilidade relativa (em relação ao CDI), o índice de Sharpe e o risco (medido como volatilidade) para o período de análise (neste caso 1 ano) tanto dos ativos individualmente quanto da carteira global.

Figura 3 – Ativos incluídos na análise

Ativos incluídos na análise

Os dados consolidados da carteira são apresentados na última linha do quadro apresentado na figura 3.

O estudo prossegue com a apresentação do gráfico de patrimônio líquido consolidado, no qual o investidor consegue observar como se comportou seu patrimônio durante todo o período de análise e comparar com o montante equivalente a aplicação de 100% do capital em um título que rende 100%CDI. Ao lado do gráfico de evolução patrimonial o simulador apresenta um gráfico de risco x retorno, no qual, expõe no eixo X a volatilidade e no eixo Y o retorno de cada ativo e da carteira global. Como apresentando na figura 4.

Figura 4 – Gráfico de evolução patrimonial e risco x retorno

Gráfico de evolução patrimonial e risco x retorno

Por fim a tela inicial do simulador mostra ao investidor o gráfico de pizza da alocação da carteira por estratégia, como pode ser observado na figura 5.

Figura 5 – Alocação por estratégia

Alocação por estratégia

Um ferramenta completa, em um só lugar o usuário pode criar estudos com uma grande quantidade de produtos, obter dados de performance global da carteira ou analisar e comparar ativos específicos.

Nos próximos parágrafos vamos apresentar as principais funcionalidades para cada modalidade de investimento.



1 – Simulador de Fundos de Investimento

A seção da plataforma referente a fundos de investimento reuni informações de todos os fundos de investimentos cadastrados na CVM, contendo informações de: rentabilidade histórica, administrador, número de cotistas, patrimônio líquido e composição da carteira.

Tais informações podem ser acessadas de duas formas: com a seleção do fundo no quadro de ativos, pelo simulador de carteiras (Figura 6), ou pela aba Fundos: TOP Fundos e Lista de Fundos (Figura 7).

Figura 6 – Acessar informações de fundos

Acessar informações de fundos

Figura 7 – Aba TOP Fundos e Lista de Fundos

Aba TOP Fundos e Lista de Fundos

Na página TOP fundos o sistema apresenta os fundos que tiveram o melhor desempenho no mês anterior, também é possível filtrar o fundos que mais renderam por estratégia, basta utilizar a função “filtrar por” ao lado direito da página, como apresentado na figura 8.



Figura 8 – TOP Fundos

TOP Fundos

Na aba página lista de fundos é possível procurar todos os fundos cadastrados na CVM e/ou filtra-los por estratégia (classe de fundo) ou gestor.

Acessando um fundo, por qualquer das formas apresentadas anteriormente, se tem acesso as informações específicas do mesmo. Primeiramente o simulador apresenta as informações gerais do fundo: administrador, gestor, CNPJ, classe, patrimônio, nº cotistas, data de abertura, rentabilidade absoluta desde o início, rentabilidade relativa desde o início, índice de Sharpe e volatilidade desde o início. Como exemplo apresentamos as informações gerais do fundo BAHIA AM MARAÚ FIC FIM na figura 9.

Figura 9 – Informações gerais BAHIA AM MARAÚ FIC FIM

Informações gerais BAHIA AM MARAÚ FIC FIM

Na sequência da análise o simulador de fundos apresenta dois gráfico, um da evolução do patrimônio do fundo desde sua abertura e outro da evolução do número de cotistas, como na figura 10.

Figura 10 – Evolução PL e número de cotistas

Evolução PL e número de cotistas

E por fim a mais relevante das informações, o simulador de fundos possibilita também a comparação de fundos através da análise dos ativos que compõem a carteira de investimentos do fundo. Está informação é de suma importância para o investidor, pois, possibilita identificar quais as estratégias de investimentos estão sendo utilizadas pelo fundo de investimento que se pretende investir. Pode ser observado na figura 11 a composição da carteira e a rentabilidade mês a mês do fundo BAHIA AM MARAÚ FIC FIM, que por exemplo, está aplicando aproximadamente 64% do PL no mundo macro máster da casa e 33% em um fundo máster de renda variável também da mesma gestora.

Figura 11 – Composição da carteira do fundo BAHIA AM MARAÚ FIC FIM

Composição da carteira do fundo BAHIA AM MARAÚ FIC FIM

Em resumo a plataforma Simulador de Carteiras pode ser utilizada tanto como simulador de fundos de investimentos, quando se deseja verificar performance de diferentes fundos para composição de uma carteira de investimentos, como também de comparador de fundos de investimentos, quando se objetiva comparar fundos de estratégias ou classes similares.



2 – Simulador de ações – Informações fundamentalistas

De forma similar ao simulador de fundos, a plataforma permite a simulação de ações com a montagem de uma carteira de investimentos composta por diferentes ações. Os resultados da simulação da carteira são semelhantes ao caso de fundos, pois, na verdade a carteira de investimentos pode ser um miss de várias classes de ativos e o simulador de carteira realizará o estudo levando em consideração as particularidades de cada ativo.

Além das funções já apresentadas referente aos parâmetros da carteira de investimentos a plataforma reuni um grande número de informações fundamentalistas de todas as ações abertas na B3. Para acessa-las o investidor dispões de dois caminhos: clicar sobre o ativo já inserido no simulador de carteiras (idêntico a fundos, figura 6), ou através da Aba Ações: TOP Ações e Empresas Listadas. Como apresentado na figura 12.

Figura 12 – Aba TOP Ações e Empresas Listadas

Aba TOP Ações e Empresas Listadas

Na aba TOP Ações o investidor pode verificar as 50 ações que mais se valorização no mês anterior, e na aba empresas listadas pode buscar por todas as empresas listadas na B3. Também em empresas listadas o investidor pode filtrar por setor de atuação, com apresentado na figura 13.

Figura 13 - Empresas listadas

Empresas listadas

Acessando uma empresa específica o sistema redireciona para uma nova página, na qual, o investidor conta com um grande número de informações sobre a empresa: informações cadastrais, preço da ação, informações financeiras, dados do balanço patrimonial (BP) e da demonstração de resultados do exercício (DRE), indicadores fundamentalistas e dividendos e/ou juros sobre o capital próprio (JCP) pagos aos acionistas. Os calculados fundamentalistas são realizados utilizando-se dos dados da última DFP (demonstração financeira padronizada) apresentada pela empresa em bases anuais. Como exemplo prosseguiremos apresentando as informações para a empresa Petrobras (PETR4).

Na primeira parte é apresentado um gráfico de preço da ação ao longo do tempo, para que o investidor possa identificar visualmente como ocorreram as oscilações de preço, figura 14.

Figura 14 – Gráfico de preços – PETR4

Gráfico de preços – PETR4

Na sequência, a esquerda da página o simulador de ações apresenta as informações cadastrais da empresa, preço mínimo é máximo da ação em um ano e o volume médio negociado. Do lado direito apresenta uma lista contendo todos os eventos de pagamento de dividendos e juro sobre o capital próprio (JCP) aos acionistas da empresa, como na figura 15.

Figura 15 – Informações cadastrais PETR4, dividendos e JCP

Informações cadastrais PETR4, dividendos e JCP

Logo abaixo, o simulador apresentada as informações de valor de mercado, valor da firma e número de ações emitidas. Como também o comportamento do preço da ações em janelas específicas de tempo. E a informação mais valiosa para o investidor em renda variável, os indicadores fundamentalistas calculados com base nas demonstrações contábeis da empresa, apresentados na figura 16.

Figura 16 – Valor de mercado, firma e indicadores fundamentalistas PETR4

Valor de mercado, firma e indicadores fundamentalistas PETR4

Por fim, são apresentados os principais dados do Balanço Patrimonial e da DRE para a empresa selecionada, na figura 17 pode ser observado os dados para a Petrobras (PETR4).

Figura 17 – Informações BP e DRE Petrobras

Informações BP e DRE Petrobras

3 – Simulador Tesouro Direto

Com o Simulador de Carteiras o investidor também consta com a possibilidade de incluir todos os títulos negociados no Tesouro Direto em seu estudo de investimento como também analisar individualmente diversas informações sobre cada título.

Para incluir títulos do tesouro direto em seu estudo basta selecionar a respectiva aba no simulador, escolher o tipo do título, selecionar o vencimento e incluir o valor que pretende aplicar. Como ilustrado na figura 18.

Figura 18 – Simulador Tesouro Direto

Simulador Tesouro Direto

Com a inclusão de títulos do tesouro direto o simulador de carteira gerará todos os resultados consolidados como já apresentando anteriormente para fundos e ações. E dará a possibilidade do investidor analisar título a título individualmente, para isso, basta clicar no título na lista de ativos incluídos no simulador.

A primeira informação relevante apresentada ao investidor é um gráfico com preço de compra e venda do título desde sua emissão, com esse gráfico o investidor pode visualizar como se comportaram os preços ao longo do tempo, momentos em que ocorreram modificações na inclinação da curva de juros como também acompanhar o spread (diferença) entre o preço de compra e de venda do título. Exemplo ilustrativo para o título IPCA+ 2045 é apresentando na figura 19.

Figura 19 – Preço de compra e venda tesouro IPCA+ 2045

Preço de compra e venda tesouro IPCA+ 2045

Na parte inferior da página o investidor dispões de uma tabela na qual pode observar os preços de taxas de juro de compra e venda do título em datas específicas, como exemplificado na figura 20.

Figura 20 – Histórico de preços tesouro IPCA+ 2045

Histórico de preços tesouro IPCA+ 2045

*Ao utilizar a plataforma simuladordecarteiras.com.br você automaticamente concorda com os termos de uso e política de privacidade.

TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

1 - A Back End TI, por si e por meio da plataforma “simuladordecarteiras.com.br”, não presta qualquer serviço de administração, consultoria, análise, intermediação ou assessoria em investimentos e valores mobiliários, sendo que, desde já, você concorda, entende e aceita que o programa e seus recursos não caracterizam a prestação de quaisquer um destes serviços, bem como não consiste em nenhum serviço regulamentado pela comissão de valores mobiliários, banco central ou qualquer outro órgão ou autoridade.
2 - A utilização da plataforma é destinada meramente para fins de informação ao usuário, não devendo ser interpretada, em hipótese alguma, como recomendação de investimento ou qualquer espécie de assessoria. A utilização da plataforma não substitui ou representa qualquer espécie de consultoria ou assessoria.
3 – Os dados apresentados são retirados de diversas fontes e não é realizado nenhum tratamento ou verificação quanto a veracidade das informações por parte da Back End TI, logo, a empresa não se responsabiliza por eventuais falhas na apresentação de informações ou uso inadequado das mesmas. É de responsabilidade do usuário a validação das informações por meio de fontes oficiais antes de tomar qualquer decisão de investimento.
4 - Informações e dados que você venha a inserir no programa para fins de sua utilização, tais como valores, números, datas e outras informações, observado que tais informações não serão, em nenhuma hipótese, objeto de sigilo, confidencialidade ou qualquer outra espécie de proteção ou obrigação de não divulgação.
5 - Ao aceitar os termos e esta política, você declara e garante que não inserirá ou fornecerá à Back End TI ou a plataforma qualquer informação protegida por sigilo fiscal, bancário, ou qualquer outra espécie de sigilo determinado por lei ou pela regulamentação em vigor, de modo que a Back End TI e a plataforma não terão qualquer vedação ou proibição de compartilhar tais informações com terceiros.